Como começar a ler em inglês com Harry Potter

Views:
31

Ilustração acima retirada da página do facebook O T T O W L – A Very Potter Illustrator

Pra você que está se aventurando nos mundos do inglês, pra você que já lê na língua e quer uma boa dica, pra você que ama Harry Potter ou que está descobrindo a série, pode vir! (Na verdade esse post é pra todo mundo.). Ler Harry Potter e a Pedra Filosofal em inglês vale muito a pena. E eu vou te dizer o porquê.

Quando um livro original é traduzido, o tradutor tem uma responsabilidade muito grande, a de fazer com que na língua de chegada (versão traduzida), a história tenha o mesmo sentido da língua de partida (versão original). Por isso, a escolha do tradutor de manter nomes, de mudar cidades, de acrescentar informações e subtrair outras, é algo que requer muito raciocínio, pois senão quando uma tradução é lida e estranhada pelo leitor, perde-se todo o sentido da tradução. Quando, por exemplo, uma expressão é traduzida ao pé da letra e o tradutor não busca uma expressão semelhante ao português, o leitor imediatamente percebe que algo está errado. Pois bem, dito isso, acredito que em geral a Lia tenha feito um ótimo trabalho. Ela tinha um livro para crianças nas mãos, um mundo completamente novo, mágico, de expressões diferentes e várias decisões para tomar. Considerando a obra como um todo, ela mandou muito bem. No entanto, acho que ela pecou e muito na escolha dos nomes traduzidos. Alguns, como o Ron, consigo até entender, foneticamente, o porquê ficou como Rony. No português, esse “R fraco” não existe. Nosso R é forte, então nada melhor do que colocar um Y depois e manter como Rony. Mas em outros a tradução não faz o menor sentido, como Gui, sendo que o nome dele é Bill. (??)

dracomalfoyjimkay

Mas como fui crescendo com os livros e assistindo aos filmes ao longo dos anos, acabei não me importando muito com essas escolhas. Como já disse, a narrativa e descrições são bem traduzidas. Dá um quentinho no coração lembrar cada detalhe do primeiro livro. Como é tudo novo pro Harry, como ele é pobrinho e todo ingênuo e humilde e nhu. Tadinho. O que é legal em reler o primeiro volume da série é que conseguimos ver a evolução de tudo, desde os próprios personagens, assim como a narrativa, que vai ficando mais complexa e sombria a cada obra.

Um ponto importante sobre essa leitura é o Hagrid. Eita coisa difícil de entender. J. K. Rowling optou por escrever suas falas exatamente como ele falaria, ou seja, é como se fosse exatamente como as palavras soam. Deu pra entender? No início, é extremamente difícil acompanhar, mas depois você até que se acostuma. O que eu fiz algumas vezes foi ler em voz alta, o que me ajudou bastante. Se você está começando a ler em inglês, esqueça regras gramaticais nas partes dele.

rubeushagridjimkay

Definitivamente, vou reler cada um dos livros em sua versão original. Para quem acha que o livro pode ser difícil, não vou falar que é super fácil porque não é mesmo. Mas meu irmão, que tem o nível básico-intermediário de inglês leu numa boa. É um ótimo livro para ir pegando, já que a série vai gradualmente deixando de ser infantil, com sintaxe e vocabulário fáceis, que ficam mais complexos ao decorrer da saga. O que eu indico para quem está começando a se aventurar na leitura estrangeira é: não desista por causa de uma frase não compreendida. Bola pra frente. Você intuitivamente entende sobre o que ela fala, entende as expressões a partir das frases anteriores ou seguintes. Caso seja crucial, joga a frase toda no Google, ou apenas uma ou outra palavra. Mas não pare a sua leitura apenas para isso, pois ficará truncada e você não vai avançar um pouco mais do que algumas páginas e ficará desmotivado! Bora então?

hermionegrangerjimkay

 

Todas as ilustrações desse post são da nova edição pela Bloomsbury Publishing Plc. Feitas pelo digníssimo Jim Kay.

Author Fernanda Belo

Futura formanda em Letras (oremos). Adepta ao “Vamos fazer um escândalo” da Jout Jout. Não sabe fazer novos amigos nem pequenos resumos sobre si mesma. Tem uma teoria sobre a palavra palmito e sonha frequentemente que está sendo perseguida descendo escadas em caracol

More posts by Fernanda Belo

Leave a Reply