Top 6 motivos para você ler Jogos Vorazes hoje

Views:
62

Katniss

Hoje finalmente é a estreia da segunda parte do filme A Esperança, último da trilogia de Jogos Vorazes, grande sucesso de bilheteria, baseado na série homônima escrita por Suzanne Collins.

Você ainda está em dúvida se vale a pena ler os livros? Pega na minha mão e vamos junto:

  1. A protagonista é badass motherfucker

Katniss Everdeen é uma garota de 16 anos que teve que se virar após a morte do pai para sustentar a família. Ela se voluntaria no lugar da irmã para que ela não participe dos Jogos. Já na arena dos Jogos, ela não é carismática e não se esforça para conseguir patrocinadores, é ela mesma. Enfrenta vários inimigos para proteger Rue e Peeta. Ela é real, sente dor, sofre, surta quando é selecionada para o Massacre Quaternário, no Em chamas. Protege sua família e amigos com ferocidade sem igual. É esperta e astuta, embora seja desconfiada e muitas vezes não saiba o que fazer. Não obedece aos comandos dos Rebeldes, no Esperança. É teimosa e implacável nas questões morais. No último livro dá uma murchadinha, mas dá pra entender, explico melhor a seguir.

  1. As tragédias não são esquecidas

Os Jogos Vorazes são motivo de entretenimento para a população, principalmente para a Capital. Porém, imagine-se você, criança ou pré-adolescente, tendo que matar outras tantas crianças iguais a você para sobreviver. Se você não morre, volta para o seu distrito, o qual ainda possui os mesmos problemas, a mesma miséria. Isso ferra sua mente de um jeito irrecuperável, as cicatrizes nunca se curam. A autora retrata isso muito bem isso com o personagem Haymitch Abernathy.

Ele é o mentor de Katniss e Peeta e venceu ele próprio um Massacre Quaternário e nunca se recuperou, tornando-se um alcoólatra que não consegue se importar com nada nem ninguém. A reação de Katniss no Em chamas ao saber que vai voltar para a arena é terrível. Peeta é tão torturado psicologicamente pelo presidente Snow, na guerra dos distritos contra a capital, que é incapaz de separar realidade de ficção. Isso que é mais verdadeiro e assustador nessa série, as emoções pós guerra são reais, são traumatizantes, o sofrimento dos personagens não é deixado de lado. Qualquer psicológico ficaria desordenado com isso.

  1. O final não é aquele que você esperava, mas é um bom final

Confesso que eu esperava que no final a Katniss ficasse com o Gale e se tornasse presidente de Panem #trouxa. Mas com o decorrer da narrativa, você percebe que a amizade deles não é mais a mesma e ao final, não faria sentido nenhum eles ficarem juntos. Katniss e Peeta, os dois quebrados, os dois sem esperanças para o futuro, tão traumatizados pelo seu passado, acabam encontrando um no outro o consolo de saber que a pessoa ao lado sabe e entende suas cicatrizes. O fim é uma consequência de todas as batalhas que eles enfrentaram, os dois exaustos e só querendo ficar em paz. Katniss foi o tempo todo empurrada para ser o Tordo, para ser o símbolo da guerra, lutou tanto, perdeu tantas pessoas e agora não quer ser mais nada. Por isso ao final, quando ela não tem mais ação, quando as coisas não são mais decididas por ela e seu futuro se torna apenas um objeto de decisões alheias, dá pra entender por quê. #teamPeenis

  1. O romance não é o foco

giphy (2)

Tem romance, tem. Mas essa nunca foi a preocupação de Katniss. Até o final, sua indecisão entre Peeta e Gale é plausível. Ela sempre teve muito mais com o que se preocupar do que ficar com Ciclano ou Fulano.

  1. A narrativa

O livro é rápido e fluído, escrito de maneira simples, mas com detalhes e narrativa bem estruturados. Os detalhes dos Jogos, a matança e o que os personagens são obrigados a fazer para sobreviver são de arrepiar. Pode parecer um livro infantil a princípio, mas não se engane: o conteúdo é muito adulto. Crianças tendo que aprender a lidar com armas, matando seus companheiros, aprendendo a assassinar apenas para o entretenimento de uma plateia ávida por sangue. Você se sente dentro da história, fica tenso, fica triste, fica frustrado. Quer sensação melhor do que uma série de livros que te faz querer não acabar a leitura nunca?

  1. Sem enrolação

Tem coisa mais chata do que autor que fica enchendo linguiça para ter mais página/lucro/livros, sem conteúdo nenhum? O livro é claro e objetivo. Ponto positivo pra autora.

  1. BÔNUS

Katniss é interpretada pela Jennifer Lawrence. tem. como. não. amar. essa. coisa. linda??

tumblr_nxe7ehTHhB1rrb9xco1_250

Tem não.

Então, agora que você já assistiu aos filmes, que tal se aprofundar na leitura e se emocionar com essa história do barulho?

tumblr_m9acsnHzJd1qasdemo1_r1_500-whatareyouwaitingfor_zps40c68041

BÔNUS II – Sobre a divisão do último filme em dois
(baseada em uma pequena discussão com o dono do blog)
Tá na moda né? Harry Potter, Crepúsculo, O Hobbit (aquilo foi palhaçada,vamos combinar) todas essas franquias decidiram dividir os filmes da série em dois (ou mais). Foi a mesma coisa com Jogos Vorazes. Concordo que a sensação de que estamos sendo enganados mais uma vez é forte. Fã é tonto, vai lá e compra, assiste, vai ao cinema, compra 3D, compra bonequinho, faz o caralho a quatro porque é fã. Infelizmente, não há nenhum tipo de boicote que se possa fazer: se você se recusar a assistir ao filme, você só estará se prejudicando, recebendo spoiler na cara e as produtoras e distribuidoras lucrando lá seus bilhões na boazinha. Concordo que no fundo, o lucro é o que mais importa e que isso é errado e engana trouxa.
[Mas]
No caso de Jogos Vorazes, eu concordo com a divisão. Acontece muita coisa no Esperança, muita coisa mesmo. Se tivesse sido feito apenas um filme, as coisas iam ser tudo atropeladas, não teríamos tempo de conhecer os personagens que surgem nesse filme, tão relevantes. Não teríamos tempo para essa música amor…

 

E o final é em um momento muito importante, quando Peeta volta. Essa escolha, de parar ali, foi emblemática, porque é quando que a guerra de fato começa. Mas o Esperança – parte 1 tem momentos de delicadeza, quando Katniss encontra os feridos no hospital, por exemplo. Como seriam esses momentos singelos, mas importantes, que induzem à compaixão? Que nos fazem nos importarmos com os personagens? Não teria nada disso. Top 6 motivos para você ler Jogos Vorazes hoje

Author Fernanda Belo

Futura formanda em Letras (oremos). Adepta ao "Vamos fazer um escândalo" da Jout Jout. Não sabe fazer novos amigos nem pequenos resumos sobre si mesma. Tem uma teoria sobre a palavra palmito e sonha frequentemente que está sendo perseguida descendo escadas em caracol

More posts by Fernanda Belo

Leave a Reply